09 SET 2022
João Antonio Castilho recebe título de Cidadão Penapolense
Foto Noticia Principal Grande
1- João Antonio Castilho recebeu o título de Cidadão Penapolense através do ex-vereador Roberto Delfino (esquerda) e vereador Altair Reis

Num reconhecimento ao seu destacado trabalho em várias áreas para o desenvolvimento e projeção da cidade, o advogado e agropecuarista João Antonio Castilho recebeu sexta-feira, dia 09, o título de Cidadão Penapolense em solenidade promovida pela Câmara Municipal. A entrega ocorreu através do ex-vereador Roberto Delfino, autor para a homenagem aprovada em 2019 e do vereador Altair Reis (Cidadania). A solenidade, conduzida pelo   vice-presidente do Legislativo, Nelson Kbção (Cidadania), contou entre diversas participações, com o presidente do SEBRAE  e vice-presidente do Sistema FAESP/SENAR, Tirso Meirelles, ex-prefeito e ex-deputado estadual Ricardo Castilho, ex-prefeito João Luís dos Santos e prefeito Caíque Rossi.

Vida:  Filho de José Castilho Sobrinho e Alayde Rodrigues de Castilho, João Antonio Castilho nasceu dia 22 de abril de 1948 em Glicério. É o caçula  de sete  irmãos: Eduardo, Edmundo, Eneas, Antonio, Mauro, Ricardo, José Otávio e João. Viveu em sua terra natal até por volta de 11  anos de vida  de vida, quando se mudou para Apucarana, no Paraná, passando a morar com seu irmão médico Edmundo Castilho e fez exame de admissão para nova fase escolar. Em 1960  começou a morar em Penápolis, cidade que seu avô Eduardo José de Castilho teve importante atuação para a fundação e residiu com a avó materna Olimpia Picerni, estudando na Escola Dr. Carlos Sampaio Filho. Em 1969, por incentivo dos professores Naur João Janzante e Fays Rahal,  despertou interesse pelo curso de Direito. Formou-se técnico em contabilidade pela Oceu e começou a trabalhar como escriturário no Sindicato Rural de Penápolis no final da década de 60. Prestou vestibular para a Faculdade de Direito da Alta Paulista em Tupã em 1970. Formou-se em Direito em 1974, passando advogar  no escritório do seu irmão advogado Ricardo Castilho, com quem já tinha começado estagiar pouco antes. Em 1978    ajudou a liderar movimento para instalação da subseção da OAB de Penápolis. Com atuação em prol do esporte,  foi diretor do Clube Atletico Penapolense (CAP)  entre 1977 e 1980, sendo presidente entre 1981 e início de 1983. Teve fundamental trabalho  para a subida do CAP , da 3ª para 2ª divisão na década de 80. Em 1988  elegeu-se vereador para a Câmara Municipal de Penápolis, onde totalizou quatro mandatos com três reeleições. No primeiro ano no Legislativo, em 1989, liderou trabalho para a instalação de uma nova  empresa na cidade, a Retesp, do empresário Jorge Amorim. Em 1993 elegeu-se presidente do Sindicato Rural de Penápolis, função na qual seguidamente mantém-se até hoje. Entre tantas realizações, liderou   duas feiras agropecuárias e industrial (a Fenapen), a construção de sede própria do sindicato e 10 edições de cavalgadas, sendo no quinto ano, com projeção até internacional com transmissão pelo canal rural Agromix. Casado com Voilê Fernandes Martines Castilho desde 12 de fevereiro de 1977, João Castilho tem três filhas: Grasiéle, Gabriéle e Gisele. Possui dois netos: Lorenzo e Samuel.

ALTAIR DOS SANTOS REIS