02 DEZ 2022
Estudantes são vereadores por um dia no Parlamento Jovem
Foto Noticia Principal Grande
1- Parlamentares jovens (titulares e suplentes) com representantes da Câmara Municipal e Diretoria Regional de Ensino de Penápolis.

Alunos dos ensinos fundamental e médio de sete escolas estaduais tiveram nesta sexta-feira, dia 02, oportunidade de serem “vereadores por dia” no X Parlamento Jovem de Penápolis. O evento foi promovido pelo Legislativo e Diretoria Regional de Ensino. Os “parlamentares jovens” após  ato de  posse conduzido pela presidente da Câmara Municipal, Letícia Sader (MDB), vivenciaram as etapas de funcionamento da sessão legislativa, com tribuna livre ( espaço aberto à população para abordagem de assuntos de interesse público), pequeno expediente (fala dos vereadores sobre qualquer assunto de interesse público), ordem do dia ( discussão de projetos) e grande expediente ( requerimentos e moções). O Parlamentares jovens, incluindo suplentes, foram selecionados em concurso de ideias para cidadania. Da Escola João Teixeira Sampaio são:  Entony Lopes Rocha da Silva e Pedro de Souza Sales  (ensino fundamental), Letícia Conde de Almeida Buranelo  e Ana Cecília Barboza dos Santos  – (ensino médio); da Escola Ester Eunice – Daniel Vasconcellos Lucas e Lucas Bogo Duarte   (ensino fundamental), Pietro Ronald Faria Coelho   e Nicolas Kim Rodrigues Martins Gomes  (ensino médio); da Escola Yone Dias de Aguiar – Rebeca Ricardo Lima e Manuela Rangel Fráguas dos Santos  - ( ensino fundamental) – Lara Késia Buranello de Oliveira   e Maria Vitória de Almeida Santos  – (ensino médio); da Escola Adelino Peters – Júlia Pacheco Dias e Laurew Emyli da Silva Oliveira  (ensino fundamental),  Rayssa Cristino Araújo e Beatriz Gonçalves Pereira  (ensino médio); da Escola Joana Helena de Castilho Marques – Ágata Isabelli Moreira Moto e João Victor  Fereli Beraldo – ensino fundamental, Iriz Tosatti e Félix de Souza – ensino médio; da Escola Luiza Maria Bernardes Nory – Renan Mendes Castilho e Geovana Reiche Conde  – ensino fundamental,  Lara Fábia Mioto Torres e Alan Israel de Oliveira Queiroz ; e da Escola Dr. Carlos Sampaio Filho – Thiago Benazzi Pereira Souza e Lara da Silva Alves Moreira - ensino fundamental, Emanuel Araújo da Silva  e Elienai Dalel dos Santos  – ensino médio. Entre as proposituras apresentadas, a do parlamentar jovem Pietro Ronaldo Faria Coelho (suplente Nicolas Kim Rodrigues Martins Gomes), da Escola Ester Eunice, dispõe sobre a inserção  de conteúdos  de educação financeira e empreendedorismo  nas unidades escolares  de Penápolis.

LETÍCIA TAKANO SADER