14 MAI 2023
Conceição Aparecida Jorge Xavier recebe título de Mãe do Ano
Foto Noticia Principal Grande
Conceição Aparecida Jorge Xavier recebeu título de Mãe do Ano através da vereadora Professora Jandinéia

Exemplo de  amor com 6 filhos biológicos, tendo contribuído intensamente na criação de outros familiares, a auxiliar de serviços gerais Conceição Aparecida Jorge Xavier, 67 anos, recebeu sexta-feira, dia 12, o título de Mãe do Ano  em solenidade promovida pela Câmara Municipal de Penápolis.  A entrega ocorreu através da vereadora Professora Jandinéia (PT), propositora para a homenagem. A solenidade foi conduzida pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Júlio Caetano (PSD).

Vida: Filha de Luís Bento Jorge  e de Lázara Silva Jorge, Conceição Aparecida Jorge Xavier nasceu dia 16 de setembro de 1955,   em Borá, interior de São Paulo. De família de origem bastante humilde, foi a única mulher de cinco irmãos, sendo ela a primogênita. Aos 7 anos de vida  começou a trabalhar  na raspagem de mandioca em farinheira. Em seguida passou a atuar em lavouras de café e algodão. Com família grande e de poucos recursos financeiros, seus pais  por vezes chegavam a deixar de comer para alimentar os filhos. Especialmente de sua mãe,  teve referência de grande amor e cuidado. Aos 17 anos Conceição começou a trabalhar como empregada doméstica, com moradia no próprio trabalho. Casou-se aos 23 anos de vida com Claudovino Xavier. Tornou-se mãe  com o nascimento de Ana Paula em 3 de setembro de 1979. Também deu a luz para mais 5 filhos: Maria Madalena, Marcelo,  gêmeos que logo faleceram e Larissa. Turma grande e intensas dificuldades, principalmente após se separar do marido. Na década de 80, incentivada por seus patrões, prestou concurso e tornou-se  funcionária municipal, inicialmente na função de gari. Após cerca de 5 anos na varrição de rua,  prestou novo concurso e iniciou carreira como auxiliar de serviços gerais, trabalho que mantém, tendo se dedicado atualmente ao Centro de Educação Infantil Cecilia Rahal. Além de seus filhos biológicos, criou como filhas, as sobrinhas  gêmeas Bárbara e Bianca. Também cuidou de outros sobrinhos e ainda dedica-se aos netos.