16 MAI 2023
Câmara aprova auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência

A Câmara Municipal de Penápolis aprovou por unanimidade em sua sessão segunda-feira, dia 15, projeto do vereador Rodolfo Valadão  Ambrósio, o “Dr. Rodolfo” (PSD) com criação de auxílio-aluguel  para mulheres vítimas de violência doméstica em extrema situação de vulnerabilidade. A matéria dispõe que o benefício atenderá mulheres com medida protetiva prevista na Lei Federal nº 11.340 (Lei Maria da Penha). O auxílio-aluguel deverá ser temporário e concedido pelo prazo inicial de 2 meses, podendo ser prorrogado  por igual período apenas uma única vez, mediante justificativa técnica. Os critérios da concessão serão regulamentados pelo Conselho Municipal de Assistência Social. “Em muitos casos  a situação de convivência é insuportável  e a tragédia já vem sendo anunciada, mas a mulher acaba não podendo sair de casa por falta de condições financeiras, pois em diversas situações  as famílias são simples, apenas o homem trabalha, e ainda nos dias de hoje, a ela acaba restando a responsabilidade por todos os afazeres domésticos”, diz parte da justificativa apresentada por Dr. Rodolfo. Ele relatou  também aumento dos casos de feminicídio, cujo agravamento demanda maior atenção das pessoas e dos órgãos públicos, especialmente pela criação de políticas públicas  para combatê-los.  “Nesse sentido  já há na legislação  municipal, através da lei nº 2520/21, devidamente aprovada pela Câmara Municipal, a previsão  de concessão de benefícios  eventuais, mostrando-se importante agora, somar-se  esta questão pontual de vulnerabilidade  temporária tão crescente na sociedade contemporânea”, complementa o autor do projeto em defesa das mulheres vítimas de violência doméstica.

RODOLFO VALADÃO AMBRÓSIO