17 MAI 2023
Reunião promovida pela Câmara define pedidos para ferrovia

A Câmara Municipal de Penápolis encaminhará à ANTT (Agência Nacional  de Transportes Terrestres), diversos pedidos em prol da malha ferroviária na cidade. As solicitações foram apresentadas em reunião promovida pelo Legislativo na terça-feira, dia 16, com a participação de representantes de diversos setores, incluindo engenheiros e arquitetos, em atendimento a requerimento do vereador Nelson Kbção (CIDADANIA), em apoio a defesa feita pelo empresário Antonio Carlos Altimari (Tonhão Altimari). A definição de sugestões e propostas ocorre diante de buscas das mesmas pela ANTT para as minutas de edital e contrato, para o aprimoramento  dos estudos de viabilidade técnica, econômica  e ambiental para relicitação da Malha  Ferroviária Oeste, de extensão total de 1..623 km, com passagem por Penápolis. Entre os pedidos formulados pela reunião, conduzida pelo vereador Nelson Kbção, estão a implantação de três novas passagens de  nível,  nos cruzamentos da linha férrea  com as  ruas José Pinto de Almeida (região da antiga Campezina), Ceará (Vila Fátima) e Orestes Soares de Moraes (bairro Cidade Jardim); solução para os graves problemas  de drenagem que causam alagamentos na área urbana, poda periódica de vegetação, implantação de portos ferroviários em pontos estratégicos, como para atendimento  às usinas de açúcar e álcool, estudos para estabelecimento de critérios técnicos  para conservação da linha com atenção para exigência padrão de roçagem e disposição final das águas pluviais. Além da malha ferroviária, o encontro teve outras propostas com abrangência da mobilidade urbana, como rotas para  passagem de máquinas e equipamentos agrícolas  (anel viário);  estudos para construção de uma rotatória  na Rua Armando Bertolini com a rodovia Arnaldo Covolan, e estudos para estimular pequenos centros comerciais nos bairros.

NELSON SANTANA DA ROCHA