28 SET 2023
Câmara aprova projeto para conscientização sobre esclerose múltipla

A Câmara Municipal de Penápolis aprovou em sua sessão segunda-feira, dia 25, projeto de lei apresentado pelo vereador Dr. Rodolfo (PSD) para a instituição no âmbito do município, a campanha denominada “Agosto Laranja”, mês de Conscientização  sobre a Esclerose Múltipla. A iniciativa é motivada especialmente  pela grande importância do diagnóstico precoce da doença e de outras ações. A esclerose  múltipla é  a doença neurológica que mais afeta jovens adultos no mundo, sendo na sua maioria mulheres. Dr. Rodolfo destaca que o objetivo da campanha “Agosto Laranja” é chamar   atenção  para a enfermidade, a qual, mesmo rara, atinge média de 40 mil pessoas no Brasil e 2.500.000 pessoas em todo o mundo e mesmo assim é desconhecida por cerca de 80% da população. A esclerose múltipla é caracterizada pela inflamação  da mielina, membrana que envolve os neurônios. De acordo com a biblioteca virtual em Saúde do Ministério da Saúde, alguns dos  sintomas da doença são fadiga, distúrbios visuais, fraqueza muscular, desequilíbrio, alterações sensoriais, disfunção da bexiga  e/ou do intestino e disfunção sexual. O projeto aprovado pela Câmara Municipal dispõe  entre seus objetivos  a inserção do tema na comunidade como  um todo, alerta à sociedade de que o maior conhecimento  sobre a doença  pode contribuir para o fornecimento  de qualidade de vida e retardamento dos sintomas, reflexão de que inúmeras situações constrangedoras e discriminatórias  vividas por pessoas com esclerose múltipla podem ser evitadas com a divulgação e debate amplo da patologia e seus sintomas; participação de familiares dos portadores de esclerose múltipla na definição e controle das ações  e serviços de saúde; apoio ao desenvolvimento  científico  e tecnológico para o tratamento da doença e suas consequências; divulgação dos sintomas da patologia e do direito  à medicação e às demais formas  de tratamento, de modo a não limitar a qualidade de vida da pessoa com esclerose múltipla em qualquer idade.

RODOLFO VALADÃO AMBRÓSIO
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024