A Câmara Municipal de Penápolis promoveu segunda-feira, dia 18, a entrega da Comenda Consciência Negra – Memórias de Zumbi dos Palmares ao fotógrafo Lipeh Silva. A entrega foi feita pelo vereador Professor Bruno (PSD), autor da propositura para a homenagem. A cerimônia, conduzida pelo presidente do Legislativo, Ivan Sammarco (NOVO), contou com a participação do prefeito Caíque Rossi (PSD) e do secretário municipal de Governo e Gestão Participativa, Rubinho Bertolini (REPUBLICANOS). A Comenda Consciência Negra – Memórias de Zumbi dos Palmares foi instituída pelo decreto legislativo nº 193/2022, de iniciativa da vereadora Professora Jandineia (PT).
Vida: Filho de José Ramos França da Silva e de Maria do Carmo Xavier da Silva, Felipe Ramos da Silva, o Lipeh, nasceu dia 22 de outubro de 1992 em São Paulo. Tem uma irmã, a primogênita Daiane. Mudou-se com sua família para Penápolis quando ele tinha 7 anos, tempo em que já passava por circunstâncias de discriminação por conta da cor da sua pele. Começou a trabalhar aos 12 anos através da entrega de folhetos. Com habilidade na área de informática, atuou em seguida como professor no setor, quando despertou interesse pela fotografia, com a qual em 2011 passou a trabalhar na Óptica Objetiva. Formado como bacharel em Design em 2016, em 2018 deixou de ser funcionário para seguir com trabalho próprio como fotógrafo. No mesmo ano do início de sua nova carreira, concilia seu trabalho profissional com a valorização dos pretos, através do projeto 'Pretos no Topo', promovendo a cada ano um incremento na iniciativa. Lipeh tem como companheira, Caroline Cristine de Oliveira Rodrigues.
Audiência: A Câmara Municipal promove às 16h nesta quinta-feira, dia 21, audiência pública sobre o projeto do orçamento do Consórcio Intermunicipal da Microrregião de Penápolis (CIMPE). O encontro terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 14/TV a cabo), facebook, youtube e página www.camaradepenapolis.sp.gov.br.