Em seu primeiro ano da atual Legislatura, a Câmara Municipal de Penápolis registrou, em 2025, um total de 1.825 proposituras. De iniciativa direta do Legislativo, foram apresentadas 887 indicações, 536 requerimentos, 188 moções e 52 projetos de lei. Já de autoria do Poder Executivo, os vereadores discutiram 232 projetos ao longo do ano. Além disso, a Câmara Municipal contabilizou 1.341 ofícios expedidos. No período, foram realizadas 42 sessões ordinárias, 49 sessões extraordinárias e 10 audiências públicas. A Tribuna Livre, espaço destinado à participação da população, contou com 74 pronunciamentos.
O presidente da Câmara Municipal, Carlos Alberto Feltrin (MDB), avaliou como muito positiva a atuação do Legislativo.
“Todos os 13 vereadores cumpriram com seriedade as principais funções de legislar e fiscalizar. Também tivemos expressivo desempenho na viabilização de recursos e na contribuição com iniciativas importantes para o município”, destacou Feltrin. Ele citou como exemplo marcante do trabalho legislativo em 2025 o amplo debate em torno da reforma administrativa, tema de grande relevância, que envolveu visitas às repartições públicas e produtivos encontros com a secretária Rosângela Vechia, cuja dedicação foi considerada essencial para a construção do projeto. “Como presidente, tenho procurado conduzir o Legislativo com equilíbrio, respeito e harmonia, sempre com o olhar voltado ao progresso da cidade e ao bem-estar da nossa população”, completou.
Na parte de homenagens, a Câmara Municipal entregou o título de Auxiliar de Serviços Gerais para Conceição Aparecida Jorge Xavier, o Troféu Centenário à 1ª Igreja Batista, a Medalha Tiradentes ao Cabo PM Alberto Vasconcelos Xavier, o título de Mãe do Ano para Ana Pereira dos Santos, a Medalha Ayrton Senna para Massao Shinkai, homenagem especial à Orquestra Penapolense de Música Raiz, o Troféu Centenário ao Centro Espírita Discípulos de Jesus, o título de “Pai do Ano” para Nilson Roberto Nadai, a Medalha Rui Barbosa à Drª Augusta Bazan Tarabini, o Troféu Centenário à Capela do Lajeadinho, título de Cidadão Penapolense ao Frei Haroldo José Beneti, Medalha Centenária para Maria Candida Virgílio Galli, o título de Professor do Ano para Suzelaine Silva, o título de Educador do Ano para Thaís Campanha Gasparotto, a Medalha Maria Chica à Fundação Nelly Jorge Colnaghi, o título de “Merendeira do Ano” para Maria Neusa dos Santos Oliveira, o Diploma de Atirador Destaque para Eduardo Viudes dos Santos, Kauã Alexandre Proença Rodrigues, Leonardo Lima da Costa, Luan Ribeiro Guimarães e Rafael Parpinelli de Souza; a Comenda Consciência Negra para Álvaro Luís Bastos (Pelé), o título de Cidadão Penapolense ao empresário Daniel Amorim, o título de “Doador do Ano” para Suzel Aparecida Oliveira Agnholeto, o Troféu Centenário à Capela de São Sebastião ( Barra Bonita) e a Medalha do Mérito da Defesa e Segurança Pública ao policiais 1º Sargento Fabrício Tavares de Souza (Policial Rodoviário), Cabo PM Allan Ferracini Lima (Bombeiro), Cabo PM Evandro Mendonça Gonçalves, Cabo PM Fábio Oliveira Machi, Dr. Thales Eduardo Anhesini (Delegado de Polícia), Drª Mariana Oliveira Ribeiro Diogo (Perita Criminal) e ao Soldado PM Cleyton de Almeida Dias (Policial Ambiental).