Na Semana de Comemoração à Mulher, a Câmara Municipal de Penápolis realizou anteontem, dia 6, homenagem à categoria, especialmente às mulheres com história de atuação no Legislativo. A promoção se efetivou por iniciativa da vereadora Ester Sezalpino Mioto (PSD). A sessão contou com a participação das ex-vereadoras Inês Domiciano e Ana Maria Pesquero e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Lia Maura Camilo Bezerra. Um vídeo, produzido pela TV Câmara (canal 14/TV a cabo), destacou a história das vereadoras na Câmara Municipal. O documentário teve relatos do memorialista Capitão Adolpho Avoglio Hecht.
Por iniciativa do vereador Pr. Bruno Marco (PSD), foi aprovada Moção de Louvor às ex-vereadoras Maria José de Macedo (Zezé Macedo), Maria Elizabeth Duarte Oberg (Beth Oberg), Márcia Arriero Marin, Inês dos Santos Domiciano, Ana Maria Pesquero e vereadora Ester Sezalpino Mioto. Em aproximadamente 103 anos da Câmara Municipal, com 24 Legislaturas, Penápolis registra apenas 10 vereadoras, sendo 8 eleitas diretamente ( Iracema Aymbiré de Camargo, Jacy de Camargo Sayeg, Nadir Ribeiro Pereira, Maria José de Macedo, Inês dos Santos Domiciano, Maria Elizabeth Duarte Oberg , Márcia Arriero Marin e Ester Sezalpino Mioto); e duas suplentes empossadas para breves períodos no exercício do mandato (Mariana Sansoni Cardoso e Ana Maria Pesquero). "A participação de todas essas mulheres deve ter nossos aplausos pela coragem na superação de tantas adversidades enfrentadas pela categoria, sendo merecedoras de Moção de Louvor da Câmara Municipal", diz parte da propositura.
Presidente: Jacy de Camargo Sayeg, filha da primeira vereadora, Iracema Aymbiré de Camargo (gestão 1936/1937), foi a primeira mulher em Penápolis a ocupar espaço na mesa diretora da Câmara Municipal (de 01 de janeiro de 1952 a 31 de dezembro de 1955). A primeira mulher a ser vice-presidente do Legislativo foi Nadir Ribeiro Pereira, no biênio 1979-1980. A professora Zezé Macedo, entrou para a história de Penápolis como a primeira mulher a ser eleita e até então única presidente da Câmara Municipal, exercendo a função por dois biênios, primeiro de 01 de fevereiro de 1985 a 31 de janeiro de 1987, e de 01 de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1990.