AO VIVO: Sessão Ordinária - (29-04-24) - ( "Câmara Social")
ASSISTIR

19 JUN 2019
Câmara entrega Medalha Centenária para Maria de Jesus Paes
Foto Noticia Principal Grande
Acompanhada pelo filho Odair, Maria de Jesus Paes, 101 anos, recebeu a Medalha Centenária através do vereador Dr. Rodolfo

Aos 101 anos de vida, Maria de Jesus Paes, tornou-se segunda-feira, dia 17, a 23ª contemplada com a Medalha Centenária em Penápolis. A entrega da honraria foi promovida pela Câmara Municipal com indicação do vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o "Dr. Rodolfo" (PSD). O propositor  discursou enaltecendo a  superação  pela homenageada em época  de dificuldades com ausência de serviços básicos, como água e energia elétrica e de ter aprendido a ler praticamente sozinha com uma bíblia.

Vida:   Filha de Epifanio Paes e de Maria de Jesus  Pereira, Maria de Jesus Paes nasceu dia 13 de maio de 1918 em Santa Adelia-SP. É a caçula numa família de 8 irmãos.  Ficou órfã de mãe quando tinha apenas seis meses de vida e órfã de pai, aos 17 anos. Por volta de 12 anos  começou a trabalhar na lavoura, principalmente de algodão e café. Não teve oportunidade de ir à escola. Casou-se com Inácio Francisco Castilho, filho de Manuel Francisco Castilho,  apelidado de Manuel Francisco dos Passos, provavelmente trineto do primeiro Manoel Francisco de Castilho, vindo da Ilha da Madeira em 1808 com a corte e o Imperador D. João VI.  Tiveram  3 filhos: Duvenir Francisco, nascido em 02 de fevereiro de 1946, Aparecido Francisco, nascido em 20 de novembro de 1948 e Odair, nascido em 14 de junho de 1951. Mudou-se para São Martinho D' Oeste no final da década de 50. Separou-se do marido quando seu filho caçula tinha 13 anos.  Por cerca de 20 anos morou em São Paulo e por 14 anos na Bahia. Até 63 anos era totalmente analfabeta.  Desde 2013 mora em Penápolis com o filho Odair. Possui 7 netos e 2 bisnetas. Aos 101 anos de vida, continua comendo bem e de tudo. De poucas palavras nos dias atuais, simboliza força, superação e determinação.

A Medalha Centenária foi instituída pela Câmara Municipal em 2002 por iniciativa do então vereador Zeca Monteiro e atualizada em 2017 através do vereador Francisco José Mendes. A sua concessão acontece para os moradores de Penápolis que completam 100 anos ou no ano do seu centenário. Quem tiver informação de quem possa recebê-la, pode informar a Câmara Municipal para encaminhamentos da homenagem.

RODOLFO VALADÃO AMBRÓSIO