11 MAR 2020
Câmara Municipal aprova empréstimo de R$ 11 milhões para asfalto

A Câmara Municipal de Penápolis aprovou em sua sessão segunda-feira, dia 9, por 8 votos a 3, projeto do Executivo  em regime de urgência  com autorização para a prefeitura obter linha de crédito de R$ 11 milhões pela Agência de Fomento do Estado de São Paulo (Desenvolve SP). Os recursos serão para recapeamento asfáltico em diversas partes da cidade  e totalização da pavimentação asfáltica do Parque Industrial.  O  atendimento recente pela Desenvolve SP teve liberação  efetivada  com apoio do deputado federal Geninho Zuliani, a pedido do vereador Nardão Sacomani (DEM) e administração municipal. O democrata agradeceu o parlamentar e esclareceu que a linha de crédito disponibilizada pelo governo de São Paulo contempla de forma específica obras de infraestrutura viária. "Se tivesse a linha de crédito pela Desenvolve SP para a área da saúde o prefeito Célio também aproveitaria na hora".    O vereador Júlio Caetano (PSD), discursou contrário ao projeto. "Aprovaria se fosse o dinheiro para a saúde.  O que adianta termos uma cidade recapeada e uma população doente".

A vereadora Ester Sezalpino Mioto (PSD),  criticou o fato do empréstimo ficar para o próximo prefeito pagar. "O município de Penápolis já está endividado e vamos pegar um empréstimo de R$ 11 milhões".

O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr.  Rodolfo (PSD),  cobrou a relação das ruas que serão beneficiadas com recapeamento asfáltico. "Precisamos do asfalto, são muitas ruas deterioradas, mas precisamos do impacto do empréstimo. Vai pegar R$ 11 milhões exatamente por ser ano eleitoral".  O vereador Carlos Alberto Soares da Silva, o "Carlão da  Educação" (Cidadania),  disse que a linha de crédito é uma forma de viabilizar o atendimento para tantos pedidos de recapeamento asfáltico.  "O prefeito atual  pagou mais de R$ 40 milhões de precatórios de outros prefeitos. É natural ficar dívida de um prefeito para outro", considerou Carlão numa referência  ao empréstimo de R$ 11 milhões.

O vereador Adalgiso do Nascimento, o  "Ziza" (MDB), afirmou que  vários outros municípios já estão usando a linha de crédito do governo de São Paulo para investimentos em asfalto, como Rio Preto e Araçatuba. Ao final, votaram contra o empréstimo   os vereadores Júlio Caetano, Ester e Dr. Rodolfo. Favoráveis votaram os vereadores Ziza, Carlão, Evandro, Tiquinho, Cabeça, Nardão,  Roberto Delfino e Rubinho.