08 ABR 2020
Proposta de campanha para confecção e distribuição de máscaras

A Câmara Municipal de Penápolis, por iniciativa do vereador  Rubinho Bertolini (Republicanos), formalizou ontem, dia 07, pedido ao Executivo  pela promoção de campanha para viabilização de distribuição gratuita de máscaras de tecido às pessoas carentes da cidade como forma de ajudar a combater o novo coronavírus. A proposta defende arrecadação de panos, confecção e fornecimento da proteção  sob coordenação do Fundo Social de Solidariedade. Rubinho Bertolini sugere ainda que a entrega das máscaras ocorra com reforço da importância de uso delas com os cuidados necessários e continuidade de diversas outras ações, como a higienização das mãos.

O uso de máscaras caseiras tem sido defendido pelo ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta. "Você pode fazer uma máscara ‘barreira’ usando um tecido grosso, com duas faces. Não precisa de especificações técnicas. Ela faz uma barreira tão boa quanto as outras máscaras. A diferença é que ela tem que ser lavada pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado. Se ficar úmida, tem que ser trocada. Pode lavar com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos".

Uso:  O Ministério da Saúde elaborou algumas orientações para que a população faça as máscaras com os materiais que têm em casa.  Em primeiro lugar, é preciso dizer que a máscara é individual.  A máscara deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano. Mas  atenção: a máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face.  Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto. Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar. Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de dez minutos.Para cumprir essa missão de proteção contra o coronavírus, serve qualquer pedaço de tecido, vale desmanchar aquela camisa velha, calça antiga, cueca, cortina, o que for.

Rubens Armando Bertolini