História da Câmara

A Câmara Municipal de Penápolis foi instalada em 11 de maio de 1914, aproximadamente 6 anos após a fundação da sua cidade em em 25 de outubro de 1908 pelo coronel Manoel Bento da Cruz.

A primeira eleição para vereador ocorreu em 15 de fevereiro de 1914, sendo eleitos : José Ignácio da Silva: , Raphael Cezário ,  Domingos Joaquim  Pereira e   James Mellor.

Em 2º turno – foram eleitos  Francisco Coelho e Orôncio Vaz de Arruda, 143 votos,

O suplentes Joaquim Soares de Oliveira e  Adolf  Hecht assumiram vaga por períodos significativos.

No dia 11 de maio de 1914, Penápolis instala sua primeira Câmara e passa a reger, legislando suas próprias  leis e destino, com sede na esquina da Av. Rui Barbosa com a Rua São Francisco, atual Bazar Barateiro.

O primeiro presidente da Câmara Municipal de Penápolis foi Francisco Coelho.

Diferente dos dias atuais, o vereadores também elegiam o prefeito e vice-prefeito.

As sessões da Câmara Municipal, normalmente, aconteciam ao meio dia ou 13h. Somente em 1948, passaram para as 20h

A Câmara Municipal funcionou na década de 20 em prédio na esquina da Av. Bento da Cruz com a Rua 15 de Novembro, junto com o Fórum.

Em 7 de setembro de 1930, mudou-se para prédio próprio  na Praça 9 de Julho, junto com a prefeitura.

Em 25 de outubro de  1967, na presidência do vereador Ramalho Franco, inaugura prédio individual e próprio, ao lado da prefeitura na Praça 9 de Julho.

Em 21 de novembro de 1998, sob a liderança do seu presidente Célio de Oliveira, a Câmara Municipal inaugurou moderna sede na Marginal Marginal Chica.

A TV Câmara (canal próprio transmitido no sistema cabo), teve sua primeira transmissão em 20 de novembro de 2006 na gestão do presidente Ivan Sammarco.

Entre outros  momentos marcantes, a Câmara Municipal tem o assassinato  do vereador Luiz Osório, em 16 de janeiro  de 1919, dentro do plenário.

A Câmara Municipal de Penápolis, igual as demais do Brasil, fechou por dois momentos na ditadura.

A primeira vereadora de Penápolis foi Iracema Aymbiré de Camargo, eleita em 15 de março de 1936, para a 7ª   Legislatura.

A 2ª vereadora, Jacy de Camargo Sayeg, eleita em 9 de novembro de 1947, filha da primeira vereadora.

Em 15 de novembro de 1976, Penápolis tem a eleição da sua 3ª e 4ª quarta vereadoras- Maria José de Macedo  e Nadir Ribeiro Pereira, para a 15ª Legislatura.

Zezé Macedo foi a única mulher a presidir a Câmara Municipal- biênios 85/86  e 89/90

Em outubro de 1996, a eleição de mais 3 vereadoras: Inês dos Santos Domiciano, Márcia Arriero Marin e Maria Elizabeth Duarte Oberg.

Ana Maria Pesquero, eleita suplente, assumiu vaga por breve período  na 20ª Legislatura (2001/2004)

Em mais de um século de trabalho, a Câmara Municipal registra aproximadamente  260 vereadores, incluindo suplentes que tomaram posse.

O vereador com  recorde de mais tempo é Adalgiso do Nascimento, o Ziza, em seu 28º  ano de Legislativo ( em sua 6ª Legislatura).

O vereador segundo maior tempo é Kemil Rahal, 27 anos na Câmara Municipal.

O vereador mais votado é Caíque Rossi 3.770 votos

E o presidente por mais tempo é Célio de Oliveira, 4 mandatos, totalizando 8 anos .

Ramalho Franco teve 6 mandatos de presidente, totalizando 5 anos e meio. Faleceu em 1967, durante sua 6 gestão de presidente.

A Câmara Municipal já atuou para mais de 4 mil leis municipais.

No seu centenário comemorado em 2014, eram vereadores:  Alexandre Gil, Caíque Rossi, Fábio Pereira da Silva, Francisco José Mendes, o Tiquinho, Joaquim Soares da Silva (Joaquim da Delegacia), Jonas  Chamareli (Jonas do Povo), Zeca Monteiro, José Santino, Lucas Casella, Luis Antonio Alves de Oliveira (Professor Luís), Nardão Sacomani, Ricardinho Castilho e Rodolfo Valadão Ambrósio.

Em sua atual Legislatura (25ª), os vereadores são:

ALTAIR DOS SANTOS REIS  (Vereador Altair  Reis – Cidadania)

BRUNO CÉSAR DE SOUZA   (Vereador professor Bruno – PSD)

EDSON BILCHE GIROTTO     (Vereador Batata – PSDB)

ISANOEL CASSIMIRO MACHADO  (Vereador Isanoel Ditinho- PSD)

IVAN EID  SAMMARCO   (Vereador Ivan Sammarco – DEM)

JANDINEIA APARECIDA DOS SANTOS  FERNANDES  (Vereadora professora Jandineia- PT)

JOSÉ ANTONIO FERRES CHACON   (Vereador Cabeça do Coletivo– MDB)

JÚLIO CÉSAR CAETANO  (Vereador Júlio Caetano- PSD)

LETÍCIA TAKANO SADER   (Vereadora Letícia Sader – MDB)

NELSON  SANTANA DA ROCHA   (Vereador Nelson Kbção- Cidadania)

PAULO HENRIQUE CASTELLEONE SANCHES  (Vereador Paulinho do Esporte – DEM)