30 NOV 2021
Câmara tem repercussão sobre coleta de lixo com container

A Câmara Municipal de Penápolis teve em sua sessão segunda-feira, dia 29, grande repercussão sobre o sistema experimental de coleta de lixo na cidade. A nova iniciativa, pela qual o lixo, em vez de ser colocado pela população na frente dos seus imóveis, tem descarte em containers por perto dos mesmos, registrou avaliações diversificadas. O vereador Altair Reis (Cidadania) disse que faltaram explanações e maior debate para o formato de serviço alternativo. “Sugiro o aproveitamento dos containers para atendimento à zona rural”. O vereador Ivan Sammarco (DEM) considerou a coleta com container uma boa ideia, mas que é preciso ser buscada aproximação com a comunidade através de reuniões e informações pelo poder público municipal. A presidente da Câmara Municipal, Letícia Sader (MDB) considerou que faltou o sistema de container ser tratado com antecedência da sua efetivação, o que causou  aumento de reclamações por munícipes. O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o “Dr. Rodolfo (PSD) afirmou que o projeto de coleta com container é muito bom e que não pode ser comprometido pelo mau uso por parte de algumas pessoas. Segundo ele a coleta de lixo continuará em 3 dias na semana e que o dispositivo implantado acrescenta benefício de possibilidade de descarte antecipado. O vereador Paulinho do Esporte (DEM) se posicionou contrário ao sistema de coleta de lixo por container. De acordo com o democrata a iniciativa  tem objetivo de acabar com o atual sistema de recolhimento tradicional  do descarte na frente dos imóveis. Paulinho também manifestou preocupação do sistema prejudicar a coleta seletiva. A vereadora Professora Jandinéia (PT) discursou  em defesa da testagem da proposta para avaliação da sua viabilidade ou não, o que também foi considerado pela vereadora Dona Vilma (Republicanos). O vereador Cabeça do Coletivo (MDB) alertou para o mau cheiro dos containers de lixo e apontou necessidade de limpeza frequente.