16 JUN 2022
Fernanda Davis Tomé recebe Medalha Ayrton Senna
Foto Noticia Principal Grande
Fernanda Tomé recebeu Medalha Ayrton Senna através da presidente da Câmara Municipal, Letícia Sader

Num reconhecimento ao seu grande sucesso esportivo, a jogadora  Fernanda Davis Tomé, que já integrou a seleção brasileira de vôlei por dois anos e jogou em clubes até fora do país, recebeu quarta-feira, dia 15, a Medalha Ayrton Senna, em solenidade promovida pela Câmara Municipal de Penápolis. A honraria foi proposta e entregue pela presidente do Legislativo, Letícia Sader (MDB), a qual também presidiu o evento. A emedebista enalteceu Fernanda como um grande exemplo de determinação, sendo expressivo orgulho para Penápolis as projeções nacional e internacional.

Vida: Filha de Sueli Davis e de Carlos Ribeiro Tomé, Fernanda Davis Tomé nasceu dia 10 de dezembro de 1989 em Penápolis. É a primogênita numa família de duas irmãs: Fernanda e Karla. Desde criança manifestava interesse por brincadeiras com bola. Teve oportunidade de começar a treinar vôlei quando tinha 13 anos de vida com a professora Deja,  no Ginásio Municipal de Esportes de Penápolis, quando ela não tinha nem tênis.  Em pouco tempo de treino, aos 14 anos, recebeu convite para integrar o clube Finaza, em Osasco. Além da aprovação em teste, Fernanda precisou vencer a resistência de seus pais em deixa-lá morar longe, ainda adolescente em 2005. Distante da família,  matava saudade com cartas e uso de  telefone tipo orelhão. Em 2008, já obteve sua primeira convocação para a seleção brasileira de vôlei na categoria infanto juvenil e em 2017, a principal convocação, na categoria adulta para representar o país, obtendo títulos importantes por dois anos seguidos.

Entre outros diversos clubes no Brasil,   jogou também  no Mackenzie, Pinheiros,  São Caetano, BMG/ São Bernardo, Nestle/Araraquara, São Cristóvão/São Caetano e Osasco/Audax. Entre 2019 e 2020, seguiu para jogar na Turquia, mas por motivo de contusão retornou após três meses. Recuperada, joga pelo Fluminense e em nova ida ao exterior é campeã na Tailândia na temporada 2021/2022.  Com altura de 1,94 cm, soma entre os principais títulos na sua carreira:  Campeã Sul-Americana Juvenil – Campeã Paulista Juvenil – Campeã dos Jogos Abertos/SP – Campeã dos Jogos Regionais/SP – Campeã dos Jogos Universitários/SP – Campeã do Salonpas Cup – Bicampeã Paulista – Vice-Campeã do Salonpas Cup – Bi-Vice-Campeã da Superliga – Campeã da Liga Nacional de Clubes – Campeã da Superliga B – Campeã do Grand Prix/Ásia – Campeã do Montreux Volley Masters – Campeã da Copa Internacional – Vice-Campeã da Copa Internacional – Bi-Vice-Campeã Paulista.

LETÍCIA TAKANO SADER