11 NOV 2022
Vereadores apresentam emendas impositivas ao orçamento de 2023

Pela primeira vez em sua história de mais de um século, a Câmara Municipal de Penápolis efetiva em 2022 através dos vereadores e vereadoras a apresentação de emendas impositivas ao orçamento do município do próximo ano.  Trata-se de iniciativa  do Legislativo com destinação de recursos do orçamento do  município para obras, projetos ou instituições, havendo obrigatoriedade de atendimento pelo Executivo.  O projeto para as emendas impositivas, através de alteração da Lei Orgânica do Município, foi aprovado em agosto do ano passado numa liderança da presidente da Câmara Municipal, Letícia Sader e vereador Cabeça do Coletivo (MDB), com trabalho de levantamento em outros municípios e apoio de todos os vereadores. Para o orçamento de  2023, cada vereador  pode   destinar R$ 204 mil, metade do total   para ações e serviços públicos na saúde.  Os vereadores Altair Reis e Nelson Kbção (CIDADANIA) apresentaram emenda impositiva  em conjunto: para academia ao ar livre e e play ground  na Rua Antônio Prudêncio, no bairro  Cidade Jardim; para academia ao  ar livre, play ground e campo de areia na   esquina da Rua Francisco Barbosa Santos  com a Rua Maria Alves Ferreira, no Jardim do Lago V; e   para a construção e implantação de farmácia no Posto de Saúde  do bairro Cidade Jardim. O vereador Professor Bruno (PSD) fez emenda para cercar com alambrado o campo de futebol do Jardim Del  Rey e construção de vestiário no local; e  para aquisição de cadeiras de rodas,  computadores e TVs em prol do Pronto  Socorro Municipal. O vereador Batata (PSDB) fez emenda para recapeamento asfáltico no bairro Village e equipamentos ao Centro Cirúrgico da Santa Casa de Penápolis. O vereador Ditinho (PODEMOS)  fez emenda  para implantação de campo de futebol com grama, play ground, academia ao livre e cercamento no bairro Santa Leonor; e  para a manutenção dos aparelhos de ar condicionado  da Santa Casa. O vereador Ivan Sammarco( UNIÃO BRASIL) fez emenda para aquisição de um veículo utilitário pick-up para a Secretaria Municipal de  Obras e reforma do Centro Cirúrgico da Santa Casa. A vereadora Professora Jandinéia (PT)  fez emenda para academia ao ar livre, play ground  e quadra de areia iluminada  no Residencial Gargione III; e para aquisição de equipamentos para o Centro Cirúrgico  da  Santa Casa.    O vereador Cabeça do Coletivo fez emenda para a construção de banheiros e almoxarifado no Terminal de Ônibus Coletivo e para cirurgias de catarata.  O vereador Júlio Caetano (PSD) fez emenda  para aquisição de equipamentos e materiais através da Secretaria Municipal de Obras e para investimentos na Unidade Básica de Saúde do Jardim Tóquio. A vereadora Letícia Sader fez emenda para a instalação de um elevador e outras melhorias para acessibilidade  no Museu do Sol, criação de estúdio penapolense de áudio e música, aquisição de balança para cadeirantes  no Postão de Saúde e equipamentos  para implantação de leitos de psiquiatria na Santa Casa.  O vereador Paulinho do Esporte (União Brasil) fez emenda para melhorias nos campos de futebol e quadras dos bairros Alphaville, Tropical e Pevi, Parque Aquático e pagamento de taxas e aquisição de materiais permanentes  para equipes amadoras da cidade, construção de bacias coletoras de águas pluviais no bairro Aparecida e cirurgias ortopédicas, equipamentos  para o Pronto Socorro  e Macro  do Jardim Planalto. O vereador Dr. Rodolfo (PSD) fez emenda para aquisição de câmeras  de segurança para controle das entradas da cidade do centro comercial e  para cirurgias na Santa Casa. A vereadora Dona Vilma (REPUBLICANOS) fez emenda para implantação de sala pedagógica e banheiros adequados  na Creche/EMEI do Jardim Alphaville e para equipamentos do Centro Cirúrgico da Santa Casa. O orçamento do município e as emendas serão votadas em 1ª discussão  pela Câmara Municipal no dia 21 de novembro.