22 NOV 2022
Professora Carme Aparecida recebe comenda “Consciência Negra”
Foto Noticia Principal Grande
Carme Aparecida da Silva Souza recebeu comenda “Consciência Negra – Memórias de Zumbi dos Palmares” através da vereadora Professora Jandinéia.

A Câmara Municipal de Penápolis realizou em sua sessão segunda-feira, dia 21, a primeira entrega da comenda “Consciência Negra – Memórias de Zumbi dos Palmares” à professora Carme  Aparecida da Silva Souza. A homenagem ocorreu num reconhecimento ao destaque da educadora pela participação ativa em prol da igualdade racial. A entrega da honraria foi feita pela vereadora Professora Jandinéia (PT), autora de projeto para sua instituição na Câmara Municipal.

Vida: Filha de Maria Benedita da Silva e de Vicente  Pedro da Silva, Carme Aparecida da Silva nasceu dia 18 de maio de 1972, na cidade de Conselheiro Mairink, no interior do Paraná. Possui descendência afro, bisneta de Cândida, uma das muitas pessoas trazidas   para o  Brasil de forma escravizada. Por volta de 1975,  entre seus 3 e 4 anos de vida, migrou do Paraná para Penápolis, diante de oportunidade de trabalho para seu pai e irmãos na Usina Campestre. Desde pequena começou a sofrer preconceito por causa da sua cor de pele, em diversos tipos de situações, como na escola. Por ser preta também enfrentou  dificuldades para conseguir emprego na sua adolescência e seguiu com trabalho informal.  Com gosto pela leitura, optou pela área da educação, influenciada  por bons professores e apoio de sua mãe. Concluiu em 1995 o curso de Letras pela Funepe.  Lecionou em diversas escolas  de Penápolis e por meio de concurso público da Secretaria Estadual da Educação, alcançou a titularidade de cargos de português e inglês em 2008  na Escola Francisca Lisboa Peralta, em Osasco, quando intensificou  atenção especial para os alunos pretos.  Desde o ano 2012, dedica-se à Escola Estadual Carlos Sampaio Filho, onde é vice-diretora e desenvolve várias ações  em defesa da igualdade racial e combate ao preconceito, abrangendo a comunidade num geral. Cursou  também Pedagogia pela Faculdade de Educação e Tecnologia Iracema, concluída em julho de 2018, mesmo ano em que fez ainda pós graduação em neuropsicopedagogia. Casada com José Marcos de Souza, desde 23 de dezembro de 1995, possui duas filhas: as gêmeas  Vitória e Clara, ambas atualmente estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais.