16 DEZ 2020
Projeto com aumento de exigência para escoamento tem aprovação

Os novos loteamentos em Penápolis deverão ter estrutura com maior capacidade de escoamento da água das chuvas. A exigência, disposta em projeto de lei de autoria do vereador Francisco José Mendes, o “Tiquinho” (PSDB),  foi aprovada em 2ª e última discussão segunda-feira, dia 14, pela Câmara Municipal. A iniciativa tem objetivo de combater alagamentos.  Com o ajuste da norma no Plano  Diretor do município, o menor diâmetro  a ser utilizado nos projetos técnicos  de redes de galerias  coletoras de águas pluviais  será de 1 metro. Os ramais de  interligação  das “bocas de lobo”  com as caixas de passagem  poderão ter diâmetro mínimo de 80 cm. Atualmente prevalecem tubulações com 40 e 60 cm. Tiquinho discursou que além da ampliação das galerias pluviais, deve haver trabalho para melhor conscientização de cuidados na limpeza e manutenção das bocas de lobo. O tucano citou diversas dificuldades com alagamentos em loteamentos, como nas unidades do Jardim do Lago e na região do Córrego Maria Chica, nas imediações da Rua Amazonas.

O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o “Dr. Rodolfo” (PSD), enalteceu a projeção dos resultados positivos pelo novo projeto aprovado. “Futuramente constataremos a importância da medida. Hoje recebemos diversas reclamações de bairros que não possuem o cuidado adequado ou não tem galerias”. O pessedista apontou alagamentos nos residenciais Jardim do Lago.

O vereador Nardão Sacomani (DEM), reforçou cobrança de medidas contra os alagamentos na região do Córrego Maria Chica com a Rua Amazonas.

Saneamento: A Câmara Municipal também aprovou projetos do Executivo para o Plano Municipal de Saneamento Básico e  de convênio  com                                     o Sesi para a implantação  de atividades complementares  e sistema de ensino infantil (etapas I e II) em 2021.

Francisco José Mendes